domingo, 5 de junho de 2011

Praia da Pipa/RN.

- Chegando e saindo:
            Apesar de ter ido duas vezes, não tenho muitas infos de como chegar lá vindo de Natal. É que ano passado eu vim por João Pessoa, e esse ano eu estava em Natal, mas contratei um cara para me levar – um que já tinha me trazido de São Miguel do Gostoso para Natal. Claro que paguei bem mais caro, mas eu tava com mochila muito pesada, já era minha última semana, e eu não tava nem um pouco a fim de ir até rodoviária e tal. Se você quiser, o nome do cara é Sandro e os telefones deles são esses: (84) 9451-8218, (84) 8823-5330, (84) 8104-6605. Ele me cobrou R$ 100 até Pipa, Dobló com ar, nada mal.
            Se você for ficar no Pipa Hostel (aconselho muito!), no site deles tem as orientações de como chegar. www.pipahostel.com.br. Depois eu falo mais sobre o hostel. Posso adiantar que, se você vai do aeroporto direto pra Pipa, vai ter que pegar dois ônibus. Um do aero até descer em frente ao Natal Shopping, atravessar a passarela e ir até ponto em frente ao Carrefour, pra pegar o ônibus da Viação Oceano. Mas aí você vai ter que pesquisar sobre os horários, pra não ficar muito tempo lá (pra ir do aero até a rodo não compensa, porque esse shopping fica no meio do caminho, e eu acho que o busão que você pega pra sair do aero não vai até a rodo). Mas enfim, não segue essas minhas informações, pesquisa melhor como chegar até Pipa. A viagem dura, de carro, uma hora e meia; de busão deve dar duas, duas e meia.
            Pra voltar pra Natal, é mais fácil. Tem uns ônibus que vão para o aeroporto – na recepção eles te ensinam direitinho. Eu dei sorte. No mesmo dia em que eu viria embora, mais três gringos também viriam no mesmo horário, então dividimos um táxi – que custa R$ 120 – e pagamos R$ 30 cada um! Pechincha com conforto, o mais importante.

- Pipa Hostel:
            Uma vez em Pipa, muito fácil chegar no hostel. É só você seguir a rua principal até a praça com a estátua do pescador – pergunta pra qualquer um que todo mundo sabe. Sim, porque se você for de busão, vai descer logo na entrada de Pipa e vai ter que descer essa rua toda. Logo depois da estátua, a rua se divide em duas; pega o trecho da direita (tem várias placas de indicação de pousadas, muito fácil). Seguindo por esse trecho, na segunda a direita você vira e sobe (não tem como errar, pois nessa rua você obrigatoriamente tem que virar a direita), logo no fim da subida, fica o hostel, bem ao lado da Pousada Rivas; tem o logotipo da Hi Hostelling pintado, enorme, no muro. Fácil demais. O hostel é fantástico! Fiquei lá duas vezes e não me arrependo. A dona é a Janete, muito gente boa. Eles tem internet (R$ 3 a hora), lavanderia (R$ 10 cada cesto), piscina, churrasqueira, uma área comum maravilhosa, que favorece totalmente a integração entre os hóspedes. Enfim, um dos meus favoritos entre os mais de 20 que eu conheci.
Pipa Hostel. Nada mal...
- Praias:
            São quatro praias principais em Pipa: Amor, Centro, Golfinhos e Madeiro. Já adianto um ponto importante, fique SEMPRE de olho na tábua das marés (na recepção do hostel eles tem uma lista completa), pois ela influencia bastante o acesso ás praias.
Praia do Amor: chegando à Praia do Centro, caminha pelo lado direito até passar alguns trechos com pedras (maré alta fica mais complicadinho, mas nada impossível) e se chega numa parte cheia de barracas. O mar é mais forte, venta bastante e tem muito surfistas. Passando esse trecho, na maré baixa, chega num lugar com algumas piscinas e um visual bem legal. Dá pra subir no chapadão pela praia mesmo, só ter bastante cuidado para não despencar durante a subida...
Praia do Centro: pra mim, a pior. Tá, na maré baixa formam umas piscininhas que o povo adora ficar dentro – por isso eu detesto. Muito pequena e lotada de barracas, não espaço pra nada, enfim, só passo por ela porque dá acesso, mas jamais fiquei ali.
Praia dos Golfinhos: minha favorita. Visual fantástico, águas calmas e mornas, isso sem falar na oportunidade de ver golfinhos bem de perto. Sério, dessa vez vi várias vezes golfinhos pulares a menos de cinco metros de mim. Surreal. Mas, como disse antes, ela fica muito limitada pela maré; fica muito difícil chegar nela – ou sair – com maré alta. Então o tempo de permanência depende do horário da maré. Pra chegar nela, pode vir pela praia do centro – maré baixa – ou pela rua principal, até um acesso por uma escadona, ao lado de um restaurante (tem placas na rua); desceu a escada, segue à esquerda e chega lá.
à Praia do Madeiro: a mais extensa e com o melhor serviço de praia. Dá pra chegar vindo pela praia dos Golfinhos, mas, mais uma vez, SÓ NA MARÉ BAIXA! Na alta, essa passagem fica totalmente inviável. A outra forma de acesso é pela estrada mesmo, a pé ou de van. A pé, dá uma meia hora caminhando (pra quem anda rápido feito eu), mas tem uns trechos de subida que, com aquele calor, dificultam. Tem muitas vans que saem de Pipa para Tibau do Sul e passam em frente a entrada da praia (sim, entrada, pq tem um muro enorme com um portãozinho, é ali que desce para a praia). Só cuidado para não pegar a van que vai pra Sibaúma, pois essa não passa pelo Madeiro. Pra voltar mesmo esquema, ou vem a pé ou de van até a estátua do pescador. Caminhando pela praia do Madeiro, você chega num trecho onde dá para subir pela falésia e chegar num mirante, da praia da Cacimbinha, visual bacana (vendo da praia, lá em cima, tem – tinha – um pedaço de pau com uma fita preta amarrada; é por aí o caminho para subir).
Praia dos Golfinhos
- Santuário Ecológico:
            Como ano passado não tinha ido, nesse eu fui. R$ 5 para entrar, umas trilhas no meio do mato, mas nada demais. Só vale pelo mirante da prainha, onde se tem uma vista fantástica da praia dos Golfinhos. No mais, vá para conhecer, pra não ficar com aquela sensação de ‘deveria ter ido’, como aconteceu comigo. Mas se precisar cortar alguma coisa, que seja esse lugar.

- Tibau do Sul:
            Cidade à qual pertence Pipa. A única coisa boa que eu vi lá, foi o pôr-do-sol na lagoa (ou rio?) que encontra o mar. Um visual marcante! Pra Tibau vai de van e se informa para chegar na praia, ou vai pela praia mesmo, desde Pipa. Mas vou avisando que é chão, umas quatro horas de caminhada e SÓ NA MARÉ BAIXA!! Porém, o visual compensa, vários trechos de praia desertos; se tiver disposição e a maré ficar baixa num horário bom, vá. Dessa vez, teve um baiano que eu conheci que fez um passeio de caiaque em Tibau, disse que gostou, mas enfim, não sei mais nada a respeito.

- Onde comer: Você pode comprar coisas no mercado e cozinhar no hostel, a cozinha é de livre acesso. Vou te passar alguns nomes que eu lembro, tem de vários preços: Dona Branca (paga R$ 8 e come a vontade, com direito a dois pedaços de carne; bebida a parte); Espaço Verde (self-service, qualidade razoável); Tá Massa (comida italiana, mais caro), Aqui (também italiano, com uma pizza divina, se estiver com alguém fica melhor pra dividir uma). Quanto a localização deles, nem vou passar. Tudo muito fácil de achar, na rua principal, no caminho, só perguntar.

- Outras informações:
          Pipa não tem agência bancária, apenas caixa eletrônico do Banco do Brasil e outro 24 horas. Mas é bom levar uma certa quantia em grana, porque sempre dá problema nos caixas, acaba dinheiro, essas coisas. É bom estar prevenido, sempre.
          Pipa é muito tranqüilo, apesar da quantidade grande de hippies que você vai ver perto da estátua, nunca ouvi nada de ruim sobre ninguém. Claro que, como sempre, não é por isso que vai andar com dinheiro pendurado no pescoço. Só ter cautela, e pronto.
          Falei, falei e esqueci de uma coisa importante: leve cadeado!! No Pipa hostel tem um gavetão debaixo da cama, gigante! Cabe tudo. Acredito que se você não tiver cadeado, eles vendem. Mas se puder, leve sempre pelo menos um contigo (eu levo três, de tamanhos diferentes).
          Acho desnecessário, mas não custa lembrar: voltagem no nordeste apenas 220 volts...

          Ah, Pipa... A falta que esse lugar me faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário